Quando falamos em manter peso adequado em relação a prevenção de doenças crônicas, dentre elas o Câncer, não estamos apenas nos referindo ao peso da balança ou ao aspecto físico de “ser magro”. Na verdade o importante, o objetivo que devemos ter em mente é a proporção da composição corporal, o equilíbrio entre os componentes relacionados a massa de gordura, massa muscular, massa óssea e quantidade de água corporal.
Isso porque, é sabidamente comprovado que vários tipos de câncer, dentre eles os da área ginecológica, como Câncer de Mama e Câncer de Endométrio (Útero), possuem entre seus fatores de risco a obesidade, em especial, a sobreposição da quantidade de massa de gordura sobre a massa muscular, podendo esta primeira produzir substâncias que influenciam no surgimento e/ou proliferação destas patologias citadas. Além disso, outro aspecto muito importante que devemos levar em consideração quando falamos da relação entre Câncer e Composição Corporal, é a possível resposta inadequada ou efeitos adversos que podem surgir em frequência aumentada nos pacientes desnutridos, ou seja, que não possuem uma massa magra (muscular) adequada para uma boa resposta e adaptação metabólica ao tratamento oncológico quando este for instituído.
Sendo isto, o reforço de adquirir hábitos de vida saudável, englobando uma alimentação saudável, atividade física e hábitos de vida adequados, devem sempre estar presente na conduta Oncológica, seja ela preventiva ou curativa.
“ Lembre-se, hábitos saudáveis não faz de você diferente de ninguém, mas faz sim, você melhor para você mesmo. “
Dr. Ludsclay Delmondes Cação
- Postado às 10:42
- de 22/01/2024
- 2
Candidíase de repetição tem cura
Você sabia que a candidíase pode e deve ser tratada de uma forma global e que leva em consideração…